sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Jesus Cristo Transformando a Cultura

Escreveu um dia Kierkegaard que "cristandade é... a traição do Cristianismo"; e que o mundo cristão de que tanto se fala não é mais do que apostasia do próprio Cristianismo. E Bonhoeffer acrescenta: "Um mundo que se tornou mau acaba por ter sucesso em fazer com que os cristãos se tornem também maus".
Este é o risco diário do crente. Ou ele abraça a cultura do presente século mau e se torna um mau discípulo de Jesus Cristo, ou nela está como poder de transformação e assume em pleno as virtudes da sua fé. Foi essa a ordem do Senhor Jesus, tão bem expressa pelo discípulo amado nas seguintes palavras: "Não ameis o mundo nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (I João 2:15). "Vós sois o sal da terra", diz o Mestre no Sermão do Monte. "Mas se o sal perder o seu sabor, como voltará a ser salgado? Já não presta para nada, senão para se deitar fora e ser pisado por quem passa" (Mateus 5:13).
Que tremendo desafio para nós hoje! Nós que fazemos a diferença e permanecemos unidos a Cristo! Ou o Senhor Jesus é em nós o poder que transforma a cultura e nós decididamente nela somos sal e luz, ou nos deixamos de todo possuir pelas normas morais e culturais do materialismo e da secularização que violentam e enformam o mundo e o tempo em que vivemos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ser Cristão Hoje

O Cristianismo é mais do que uma religião. É um caminho, um estilo de vida, um discipulado, uma identificação plena com Jesus Cristo; identificação na mente, na alma e no coração com aquele que é a razão, a fonte e a origem do próprio Cristianismo.
Ser cristão de facto é identificar-se com Cristo num acto de fé genuína, é confessá-lo como seu Salvador e Senhor, é segui-lo na imitação plena da sua vida, dos seus valores, da sua doutrina.
Disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mateus 16:24).

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sigamos a Verdade em Amor

Nos tempos difíceis que vivemos, a realidade última do Ser é relativizada, o sagrado é vandalizado e o próprio cristão ousa brincar com as coisas santas, arriscando-se a pôr em causa a fé que diz abraçar.
É bom que se tratem os valores da fé e da identidade cristã com elegância e sentido pedagógico de oportunidade, que se honrem os valores históricos de comunidades e denominações, que se não banalize, desrespeite ou tenha em menor honra a glória do ministério cristão.
Sim, "seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" Jesus nosso Senhor (o apóstolo Paulo aos Efésios 4:15).