sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CULTIVANDO A MENTE AO SERVIÇO DA VERDADE EM AMOR

“Não vivam de acordo com as normas deste mundo, mas deixem que Deus vos transforme pela renovação da vossa mente” Romanos 12:2)

Jesus centrou a sua pregação e o seu ensino no Reino de Deus: “o Reino de Deus está próximo, arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:14); “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça” (Mateus 5:33); “Vem, segue-me”.

Seguir Jesus no serviço do Reino de Deus era encontrar o ponto central de equilíbrio para a vida, começar uma nova vida de comunhão com Deus no seu Reino. O método de Jesus para promover esta transformação foi uma chamada a entrar no Reino de Deus e cumprir a sua vontade.

Quando nos identificamos com Cristo confessando-o nosso Salvador, Mediador e Senhor; sim, quando o declaramos nosso Senhor e Mestre, nós passamos a ser discípulos do grande EU SOU, do Deus que se fez carne, “cheio de graça e de verdade” (João 1:1,14). E quando o ouvimos afirmar, “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6), nós não temos dúvidas de que estamos da presença da própria essência da vida.

Jesus não disse que possuía a verdade – um mero conjunto de ideias e conhecimentos verdadeiros. Disse, sim, que Ele mesmo era a Verdade, o Caminho que conduz à fonte da Verdade essencial, o caminho que atinge a própria essência da vida. Ora Ele que é o autor da existência, a fonte primeira de todos as coisas, a causa de todas as causas, o arquitecto e a encarnação da própria Vida, da vida infindável, inesgotável e eterna, é também o Mestre dos mestres, o Médico dos médicos e o modelo por excelência de cada um de nós, seus discípulos. Deixemos, pois, que Deus nos molde e transforme – na mente, na alma e no espírito – para sermos cada dia mais semelhantes a Ele.