segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Brincando com o Fogo

Os cristãos evangélicos baptistas honram-se de uma história multissecular, de mais de quatro séculos, em que a doutrina e os valores do evangelho de Jesus Cristo permanentemente enformaram o seu código de princípios e de conduta moral e ética. 
Entre os pilares que sustentam o edifício espiritual das igrejas que esta nobre sensibilidade cristã representa, contam-se: a sua fé na Palavra de Deus como única e suficiente regra de fé e prática; o respeito pela pessoa humana, manifesto desde as suas origens como pioneiros na defesa dos direitos humanos, nomeadamente os de uma liberdade de pensamento e expressão responsável, e os da liberdade religiosa; a separação da Igreja do Estado, como garante da sua independência na permanente defesa das grandes causas da Verdade e da Justiça, e na proclamação ousada e descomprometida de todo o conselho de Deus; a proclamação do evangelho de Jesus Cristo na sua totalidade, como fonte inspiradora de uma fé verdadeiramente viva, exercitada na unção e no poder do Espírito Santo.
Quem responsavelmente se identifica com os valores desta nobilíssima tradição cristã honra as suas origens e a sua história, respeita o bom nome da denominação a que diz pertencer e o seu ministério, sabe usar as imagens adequadas da linguagem, da figuração, da pintura ou da música, honrando e respeitando o outro, mesmo quando é crítico de faltas, excessos ou desvios dos cânones sagrados. Jamais se deixará levar por caminhos tortuosos e gratuitos de escárnio e maldizer, ou da publicação de imagens que tanto mais afrontam o evangelho de Jesus Cristo quanto mais tocam na fronteira do diabólico e satânico. 
A sério ou a brincar, em circunstância alguma o verdadeiro cristão abdicará de dizer a verdade em amor. É perigoso brincar com o fogo.

Sem comentários: