sábado, 9 de janeiro de 2010

Imperativo da Hora Presente

Passou mais um ano. Agradecidos a Deus pelas muitas e variadas bênçãos, pelas vitórias alcançadas, sentimos que ficámos muito aquém dos justos objectivos que havíamos sonhado. Agora que estamos no limiar de uma nova etapa, que acabamos de dar os primeiros passos nesta nova fase da vida, justo é meditarmos no desafio que o Senhor nos dirige.
 Sinto, efectivamente, que estamos na hora derradeira, neste tempo de oportunidade que Cristo vem concedendo às suas igrejas. Nunca, creio eu, soaram tão reais as palavras do grande apóstolo aos gentios: “Sabemos que já são horas de despertarmos do sono… Vai alta a noite e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz” (Romanos 13:11-14).
Diria que estamos a viver a 25ª hora do último dia do tempo aceitável, o tempo da longanimidade e benignidade de Deus. “Deus não retarda a sua promessa ainda que alguns a tenham por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (II Pedro 3:9).
O tempo legítimo da oportunidade já cessou. Esta é a hora que ultrapassa o relógio do tempo natural, a hora da misericórdia e longanimidade divina. “A noite é já passada, o dia é chegado… Já são horas de despertarmos do sono” (Romanos 13:12, 11).
Creio ser neste contexto que devemos entender o imperativo de Jesus: Vai e anuncia, tema que bem precisa de ser retomado nos alvores de um novo ano. Não se trata de um duplo imperativo. Pressupõe-se sim, que todo o cristão foi à partida mobilizado e automaticamente integrado nas fileiras do grande exército do seu supremo Senhor. Cristianismo é marcha: seguir, proclamar a verdade em amor”. Indo ousada, diligente e definitivamente, anuncia o Reino de Deus. Mas o ide de Jesus à comunidade dos discípulos é sempre um vai individual, concreto e objectivo. Cada discípulo em particular é, por força da sua natureza e missão, um evangelizador, um anunciador da Boa Nova.
Neste ano de busca de santidade e vida consagrada, neste ano de abertura de horizontes para o cumprimento de uma nova frente de missão, neste ano de novos e grandes desafios, unamo-nos em Cristo, operemos o evangelho no seio das nossas próprias vidas e transportemo-lo para a vida de outros também. Seja Cristo engrandecido, honrado e glorificado em cada um de nós.

Sem comentários: