segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Discipulado Cristão Real

     Nunca na história da humanidade um meio evangelho, um evangelho falseado e adocicado contribuiu para resolver de raiz algum dos males humanos. O evangelho como nos é apresentado na Bíblia deve ser inteiramente estudado, sinceramente recebido e apaixonadamente proclamado. Este é o evangelho que exclusivamente está centrado na pessoa, ensino e obra do Senhor Jesus Cristo.
E para que a proclamação deste evangelho seja de facto relevante, não pode custar a nós barato aquilo que a Cristo custou tão caro. Nada menos que submissão incondicional poderia corresponder ao sacrifício do Calvário. Amor tão maravilhoso e divino nunca seria justamente correspondido com menos que a vida por inteiro.
     Se é natural um soldado dar a vida pela pátria, bem mais natural será dedicar a essência da vida à mais nobre e sublime de todas as causas, corresponder por inteiro aos desígnios do Senhor Jesus como testemunhas fiéis do seu amor e da sua salvação: “Se alguém quiser ser meu discípulo, renuncie-se a si mesmo, pegue na sua cruz e siga-me” (Marcos 8:34).
Num livro, O Discipulado Real, o seu autor enuncia sete elementos bíblicos que caracterizam o verdadeiro cristão: (1) Amor supremo a Jesus Cristo – Lucas 14:26. (2) Negação do eu – Mateus 26:24. (3) Escolha deliberada do caminho da cruz e uma identificação total com Jesus Cristo – Gálatas 2:20. (4) Uma vida de obediência à vontade de Deus, vivida no poder do Espírito Santo. (5) Um amor fervente por todos os filhos de Deus – João 13:15. (6) Perseverança na Palavra de Deus – João 8:31. O discípulo verdadeiro é um cristão de continuidade e fidelidade até ao fim. Cristo deseja discípulos que O sigam em obediência inquestionável e constante. (7) Renúncia total – Lucas 14:33. Este é talvez um dos versículos mais invulgares da Bíblia: “Quem não renunciar a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo”.
Se a paixão suprema da nossa vida for o avanço da causa de Cristo, então nós estaremos dispostos a buscar primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça, e a deixar confiadamente o futuro em suas mãos.

Sem comentários: