sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SANTIFICADOS PELA PALAVRA

A Palavra da Fé que pregamos é a Palavra de Deus. Não temos outra mensagem para anunciar. Palavra que a nós se revela como palavra viva e palavra escrita, e que em nós se manifesta como palavra incarnada.
A Palavra escrita é a mensagem contida no texto sagrado. Uma pequena biblioteca de 66 livros, produzida ao longo de mais de 1500 anos, por mais de 40 escritores inspirados por Deus (II Pedro 1:21). Uma palavra que, por ser integralmente inspirada, infalível e sem erros nos manuscritos originais, é autorizada, completa, relevante e eficaz: como guia seguro para a nossa vida – “lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105) –, como alimento para a nossa alma, e como terapia contra essa doença mortal que se chama pecado (“escondi a tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti”).
A Palavra viva é o próprio Senhor Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne para a nossa redenção. Mais do que uma mera potência divina, a Palavra é Jesus Cristo e Jesus Cristo é o próprio Deus. Foi Ele quem no princípio criou o mundo, transformando o caos em cosmos e dando ordem ao universo. Foi Ele quem há dois mil anos veio ao nosso encontro, abstendo-se de usar as virtudes da sua divindade para se fazer nosso igual e suportar na cruz o castigo que os nossos pecados mereciam, sendo ressuscitado e ressuscitando-nos dos mortos para uma vida vitoriosa e bem-aventurada. É Ele também que um dia voltará para acabar de vez com o pecado e a morte, para repor a ordem original e estabelecer o seu Reino eterno.
A Palavra incarnada é Cristo em nós, que vivemos hoje em união com Cristo e somos como igreja o seu corpo espiritual, de sorte que em nós se vão configurando as características que enformam o seu próprio carácter (II Coríntios 3:18). Poderá dizer-se que somos um quinto evangelho a incarnar e viver o Evangelho do Senhor Jesus.
A Palavra de Deus é, em suma, a palavra que nos justifica (Romanos 10:17), a palavra que alimenta e fecunda a nossa fé, a palavra que nos santifica e aperfeiçoa: “Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela para a santificar e purificar lavando-a com a água da sua Palavra, com o fim de a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5:25-27).
Que diz, pois, a Escritura? “Esta palavra está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a fazeres”: a Palavra escrita, na tua boca; a Palavra viva no teu coração. Lê-a, estuda-a, aplica-a, transmite-a, e serás uma bênção.

Sem comentários: