segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Educação Teológica

Preocupa-me o estado da educação teológica no seio das comunidades evangélicas do nosso país; sobretudo a formação das novas gerações de guias espirituais. Em tempos de tanta incredulidade e resistência ao Evangelho, também de tanta exigência em termos de substância bíblica e relevância na comunicação da mensagem, interrogo-me se estamos a acompanhar o fluir dos tempos face a toda uma dinâmica de mudança existencial e mental.

Quando se superficializam os conteúdos e descuida uma formação mais substantiva do que é essencial ao estudo e proclamação do Evangelho, os resultados podem ser catastróficos. Cursos sérios de Bíblia e teologia não podem dar-se esparsa e dispersamente, com uma disciplina ou duas por semestre ou ano, apenas em cursos nocturnos, a alunos exaustos após um árduo dia de trabalho e com uma família sempre à espera. 

Despertem igrejas e estruturas missionárias para a consciência de que fazer missões é também providenciar com bolsas de estudo a formação dos que verdadeira e comprovadamente se afirmam vocacionados de Deus para tão nobre ministério.

Graças a Deus pelos nobres exemplos de excepção!

Sem comentários: