quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A Verdadeira Mensagem de Natal

Os tempos que correm obrigam-nos a pensar mais seriamente no verdadeiro significado do Natal. No meio de tanto pessimismo, a mensagem que mais ouvimos nas festas de Natal que por aí abundam é, mesmo assim, uma mensagem de amor, generosidade, benevolência, amabilidade, fraternidade; a celebração efémera da alegria, da paz e da segurança que essas virtudes promovem e inspiram. Mas será esse o sentido último do verdadeiro do Natal?

Não! O verdadeiro Natal não está directamente ligado à exaltação das virtudes humanas ou ao culto do homem pelo homem, nem se esgota no amor ao próximo. Essas são algumas das suas consequências naturais. O verdadeiro Natal tem, isso sim, tudo a ver com o acto supremo do amor de Deus a favor do homem: o envio do seu Filho ao mundo para nos salvar.

Não é o que diz o texto áureo da Bíblia? “Deus amou o mundo de tal maneira, que lhe deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Não é também essa a mensagem do anjo anunciador do Evangelho? “Venho aqui trazer-vos uma Boa Nova que será motivo de grande alegria para todo o povo. Pois vos nasceu hoje, na cidade de David, o Salvador que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10-11). Foi para selar o cumprimento dessa gloriosa mensagem que muitos outros anjos a ele se juntaram louvando a Deus e cantando: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens a quem ele quer bem” (Lucas 2:14).

Repare que o cântico de júbilo entoado pelos anjos não fala expressamente de paz entre os homens. Infelizmente, neste tempo presente, os homens jamais se entendem. Fala, sim, da paz entre o homem e o seu Criador, da reconciliação do homem com Deus por Jesus Cristo, mediante um acto supremo de contrição e fé. Todas as restantes virtudes que dão sentido e sabor ao Natal como festa de família, amizade, solidariedade e paz são o resultado natural da nossa vida cristã em paz com Deus.

É este o Natal que celebramos. Feliz Natal com Jesus!

Sem comentários: